Emanuelzinho diz ter adotado a “nova política” como figura pública e já desponta nas pesquisas eleitorais

Emanuelzinho diz ter adotado a “nova política” como figura pública e já desponta nas pesquisas eleitorais
Emanuelzinho diz ter adotado a “nova política” como figura pública e já desponta nas pesquisas eleitorais
Da Redação
De família tradicional na política mato-grossense, mas que coloca o seu nome pela primeira vez para apreciação do eleitorado, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), é pré-candidato a deputado federal e já desponta nas pesquisas eleitorais. Na última amostragem divulgada na semana passada, realizada pelo Instituto Mark, ele ficou entre os cinco primeiros colocados, sendo o único que ainda não tem mandato. Caso se torne deputado federal com apenas 23 anos, ele será a terceira geração da família Pinheiro a atuar na vida pública.
A pesquisa na modalidade estimulada entrevistou 604 eleitores de Cuiabá entre os dias 18 e 22. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número MT-05174/2018.
Nela, na modalidade espontânea, Valtenir aparece com 1,1% das intenções de voto, seguido de Janaina Riva e (MDB) e Toninho de Souza (PSD), ambos com 1,0%. Emanuelzinho (PTB) aparece em quarto lugar, com 0,9%.
Já na categoria estimulada, a pontuação de Valtenir sobe para 7,5%. Em segundo, Carlos Bezerra (MDB) pontua com 6,1% e Emanuelzinho, em terceiro, soma 4,1% da preferência do eleitorado.
Na pesquisa realizada pelo Instituto Percent, divulgada em março, onde foi utilizada a técnica survey de opinião, aplicando 400 entrevistas em Cuiabá, com margem de erro  de 5% para mais ou para menos e coleta de dados entre os dias 9 a 11 de março deste ano, registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00075/2018, Emanuelzinho também apareceu em destaque.
Nela, na modalidade espontânea, ele aparece atrás apenas do ex-prefeito Mauro Mendes (DEM), que é pré-candidato ao Governo do Estado. Na pesquisa, Mauro aparece empatado tecnicamente com Emanuelzinho, sendo que Mendes obteve 0,8% e Emanuelzinho 0,5%. Na sequência, Cássio Coelho, o Cobrão (Podemos), surpreendeu aparecendo na sondagem eleitoral com 0,5%. Ele faz parte do grupo político ligado ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM). O deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB), candidato a reeleição, nestas eleições gerais, surge em quatro lugar com 0,3%. Com o mesmo percentual aparecem Júlio Campos, Jaime Campos, Fábio Garcia, Janaina Riva e Vitório Galli.
Porém, se engana quem pensa que Emanuelzinho fará campanha galgado no nome do pai, que vem despontando com uma gestão elogiada por todos na Prefeitura de Cuiabá. Ele por diversas vezes já garantiu que não será “carregado” pelo pai e que irá mostrar ao eleitor que tem personalidade própria.
“Isso eu não tenho como negar, minha família tem tradição na política. E eu tenho muito orgulho disso. Meu avô foi deputado estadual e federal, meu pai foi vereador, deputado e prefeito. Eles sempre passaram para mim a experiência que tiverem ao longo de toda uma vida de trabalho. Mas eu tenho a minha identidade, meu CPF e tenho me preparado muito para uma eventual candidatura”,  tem afirmado o pré-candidato.
“Os compromissos que o meu pai tiver com outros candidatos vão ser cumpridos, isso é natural. O espaço que eu tiver eu que vou correr atrás. Se eu for candidato eu não vou sair porque o prefeito vai me carregar nas costas, eu vou fazer o meu trabalho, olhar no olho das pessoas e conquistar o meu espaço”, acrescentou.
Emanuelzinho assevera ainda que tem adotado a “nova política” como garantia de inserção na carreira como figura pública. “A população quer uma política séria, com candidatos que mantenham a proximidade e o contato direto com os eleitores. Essa é a verdadeira essência política”.
Já o prefeito Emanuel Pinheiro tem reiterado que a pré-candidatura de seu filho foi uma decisão amadurecida independente de influências familiares. “Claro que como pai, gostaria que um dos meus filhos continuasse a tradição da família, iniciada em 1962, pelo meu pai. Mas eu jamais iria forçar essa decisão”, frisa o prefeito.
“Agora é hora de construir esse projeto. Não existe eleição fácil, existem muitos adversários assim como muitos bons aliados. O momento é de andar, andar e andar e construir alianças. Emanuelzinho é jovem e deverá construir uma proposta também jovem. Mostrar representatividade com ideias da nova política. Acredito que será um forte nome para manter a tradição de uma boa representatividade mato-grossense na Câmara Federal, conduzindo um mandato que ajude os menos favorecidos”, pontua Emanuel.
Emanuelzinho começou a carreira pública filiado ao mesmo partido do pai, o MDB, do qual foi presidente da juventude. Em abril deste ano, se filiou ao PTB, que até então era comandado pelo vice-prefeito Niuan Ribeiro, que migrou para o PSD.
Fonte: João Batista de Oliveira
9 9236 3016
E-mail: joaobatista.vgmt@gmail.com

0 Comments:

Postar um comentário