Carioca transforma sua vida em videogame virtual

G1
homem.jpg

O carioca Eduardo Albuquerque, de 34 anos, resolveu fazer uma experiência inusitada com sua vida em 2019. Baseado no filme Bandersnatch, produção em que os espectadores interagem com a trama, ele criou uma conta no Instagram, onde seus seguidores tomam as decisões na sua vida através de enquetes.
Na proposta, usuários da rede social decidem, por exemplo, o que Eduardo vai veste, como vai cortar o cabelo e o que ele fará no dia - mesmo que o desagrade ou desaponte sua mulher.
O cineasta contou, em entrevista concedida ao G1, que o experimento foi idealizado em uma conversa com amigos. A ideia de transformar a vida em um videogame começou há menos de um mês e já atingiu milhares de pessoas.
“A ideia do Polling Life surgiu quando eu assisti ao Bandersnatch, o filme do Black Mirror, que é uma série que eu adoro. Eu achei legal do ponto de vista narrativo e eu comentei que ia ser engraçado fazer isso no Instagram, já que eles dão a opção de enquete [em inglês, poll]. Por isso, eu dei o nome de Polling life, que seria a vida de enquetes”, explicou.
Segundo Dudu, como é chamado na “brincadeira”, a proposta teve três objetivos básicos.
Fazer um experimento social, para observar a natureza humana a partir de suas decisões;
Explorar um experimento narrativo, parte de interesse profissional como roteirista;
Criar uma experiência de marketing.
“Os meus mestres [modo como ele chama os seguidores do Instagram] decidem o que eu como, o que eu visto, quando eu como, quando eu visto. Por um lado, isso é até bom. Eu sou uma pessoa que pensa muito antes de tomar uma decisão e vê todos os lados. Isso por um lado é bom, me deixa mais tranquilo”, disse Dudu, mostrando que observa pontos positivos no experimento.
Por outro lado, Eduardo é colocado em algumas situações adversas durante o jogo. Após não cumprir com uma promessa, ele foi obrigado por seus seguidores a depilar o peito. Ele contou que, em uma conversa com um amigo, não conseguiu falar sobre certos temas pré-determinados com os seguidores porque a pessoa estava falando sobre a perda de um parente.
“Eu tive que depilar o peito e isso aconteceu logo no segundo dia que eu estava fazendo isso [o jogo]. Vinha um conhecido da minha esposa aqui, que a gente nem conhece direito, mas ele estava por aqui em Miami e falou para a gente se ver. Ele não sabia do Polling Life, e eu joguei para os meus mestres. Eu falei ‘as 10 primeiras palavras que vocês mandarem, eu vou ter que usar nos 5 primeiros minutos. Se não, eu vou ter que pagar uma prenda’”, contou Eduardo.
“Eu fiz uma ‘live’ para mostrar para os seguidores que eu não consegui inserir as falas. Eles [os visitantes] entraram em uma história tristíssima e não tinha como falar algumas palavras que não tinha nada a ver. Como eu ia falar ‘ah o aquecimento global está muito difícil’ no meio da conversa? Não tinha nada a ver, eles estavam falando sobre o avô que morreu. Por isso, tive que pagar essa prenda”, explicou.
Mulher aprova experiência
Eduardo Albuquerque é um cineasta de 34 anos que foi morar em Miami em 2016 com a esposa, Luisa Acosta, e seu cachorro de estimação, o Pastrami. Ele foi para a Flórida para fazer estudos sobre um trabalho e conseguiu outras oportunidades de emprego. Antes de virar cineasta, Eduardo foi ator e disse ao G1 que se considera um “sujeito pós-moderno”.
“Sou um sujeito pós-moderno. Eu tenho mil faces. Meu nome inteiro é Eduardo Caldas Cavalcanti de Albuquerque. Eu fui Eduardo Caldas quando eu era ator, fui ator mirim e fiz nove novelas de 1991 até 2000. Como roteirista, eu venho usando como Eduardo Albuquerque. Já há 10 anos eu venho escrevendo para cinema e TV, escrevendo roteiro”.
Juntos desde 2012, Luisa e Eduardo foram morar na Flórida em 2016. Ela, que também acaba sendo influenciada pelo Polling Life, disse que aprova a experiência na maior parte das vezes.
“Algumas horas eu acho muito chato, mas na maioria das vezes eu acho bem tranquilo. Eu acho chato quando eu quero comer alguma coisa e não deixam e eu fico um pouco irritada. Eu acho chato quando eu preciso de você para fazer alguma coisa e você diz ‘ah, não posso por causa do Polling Life’. Mas geralmente eu gosto”, disse Luisa.
Irmã no BBB
Eduardo Albuquerque não é o único da família que tem a vida influenciada por pessoas desconhecidas. Ele é irmão mais velho de Hana Khalil, participante do BBB 19. Ao receber a notícia de que sua irmã foi selecionada para participar do reality show, ele postou em sua conta do Instagram.
“Gente, desculpa, pelo menos por hoje, eu fico só falando da Hana. Mas vocês podem continuar decidindo sobre a minha vida ao redor disso. O que eu faço? Eu vou ser um dos parentes que ficam fazendo comentários sobre a coisa ou não? Fico na minha”, disse em seu perfil, quando descobriu que a irmã participaria do BBB 19.

0 Comments:

Postar um comentário